O projeto surgiu da necessidade de incluir pessoas idosas no mundo digital, uma vez que o desenvolvimento acelerado das tecnologias tem como consequência a formação de uma grande lacuna digital onde as pessoas idosas encontram-se segregadas.
O projeto tem como foco, a partir da criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor e estimulante, possibilitar aos participantes o desenvolvimento de competências digitais, desde o uso básico de celular até a utilização de ferramentas de comunicação, passando por questões de segurança e ética no mundo digital.
Cada turma tem aulas práticas uma vez por semana que duram duas horas, onde os conhecimentos propostos são abordados e exercitados. As pessoas idosas participantes têm o apoio de um grupo de estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação que cumprem o papel de facilitar o acesso ao conhecimento, proporcionando trocas de experiências e de vivência no decorrer do processo.
Dessa forma, o objetivo principal do projeto é Promover o letramento digital e a inclusão tecnológica dos idosos, por meio de oficinas interativas, que acontecem em um ambiente de aprendizagem acolhedor e motivador.
Os estudantes que constroem o projeto também realizam atividades de criação de conteúdo, comunicação com a população e aperfeiçoamento das atividades.
A primeira turma do Projeto EnvelheSER Digital é composta por 15 estudantes do Centro de Informática Divididos em três turmas. O projeto é coordenado pelas professoras Patrícia Tedesco e Carina Alves.
Lucas Araujo Bourguignon
Bruno Estandislau Lins de Carvalho
Vinicius Seabra Lago Lima
Thomaz Cabral Corrêa de Araújo
Ensinamos as pessoas de terceira idade a utilizar, de forma básica e necessária para o cotidiano, no computador. Tratamos desde assuntos como usar o mouse e ligar o computador até como navegar com segurança na web.
Danilo José Coutinho de Oliveira
Filipe Moreira Cabral
Maria Eduarda Carvalho Braga
Fabriely Luana Pinheiro dos Santos
Leticia Uchoa Santos de Albuquerque Almeida
Lorena Cavalcanti Castello Branco
Auxiliamos as pessoas idosas a ter mais independência ao utilizar o celular, além de ampliar os conhecimento no dia a dia quanto ao uso do aparelho. Damos prioridade as necessidades pessoais dos alunos, trabalhando com a individualidade de cada um.
Giovanna Marques Mafra
Sara Carvalho Coelho Lustosa
Fernanda Marques Neves
Matheus Victor Alves da Silva
Kleberson de Araújo Bezerra
Auxiliamos as pessoas idosas a ter mais independência ao utilizar o celular, além de ampliar os conhecimento no dia a dia quanto ao uso do aparelho. Damos prioridade as necessidades pessoais dos alunos, trabalhando com a individualidade de cada um.